Paredes acolheu II Encontro de Natação Adaptada

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A Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Associação de Natação do Norte de Portugal, o Município de Paredes, a Escola Secundária de Paredes e a Escola Básica e Secundária de Paredes assinaram o protocolo “natação adaptada para populações especiais: aprender a nadar para incluir, formar para competir”.

O protocolo é promovido pela FPN e tem como principal objetivo «desenvolver e fomentar a prática de natação adaptada junto da comunidade escolar».

A autarquia destaca que esta iniciativa permitirá «aumentar e melhorar a capacidade funcional dos alunos, proporcionar benefícios que tenham valor educativo, recreativo e social, favorecer o desenvolvimento cognitivo e contribuir para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência no meio desportivo e na sociedade».

O presidente da FPN, António José Silva, destacou que este tipo protocolo é determinante para a obtenção de «bons resultados», mas, também, para «a inclusão das crianças e cidadãos com necessidades especiais».

«Queremos sempre continuar a ter grandes resultados desportivos nas diferentes disciplinas aquáticas que a federação tem e a natação adaptada é tida como uma destas disciplinas aquáticas. A Federação de Natação foi uma das primeiras a integrar na sua organização todas a classes de deficiência, em todos os níveis, desde a formação autóctone até ao alto rendimento na natação adaptada. Por outro lado, estamos a falar de um projeto interessante, não na perspetiva do rendimento desportivo, mas na perspetiva social. Estamos a falar de um projeto de inclusão, onde queremos despistar as necessidades educativas sociais, associadas ao desporto, utilizando o desporto como um veículo, um instrumento de inclusão social», disse, salientando que este tipo de protocolos é determinante para a sua inclusão, para a afirmação e para a inclusão das crianças portadoras de deficiência.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, relembrou que o município tem apostado na inclusão em diferentes domínios, seja ao nível da ação social, da cultura e do desporto. «Hoje de manhã tivemos um exemplo de meninos e meninas que praticam natação, numa prova com atletas de outras regiões. O protocolo permite que os atletas com mais competências e mais apetências poderão fazê-lo na vertente rendimento e desenvolver e fomentar a prática de natação adaptada junto da comunidade escolar”, concluiu.

Fonte: Novumnoticias