Dois nadadores entre os homenageados pelo Município do Porto

Image

Os sete atletas portuenses José Miguel Silva (Basquetebol), César Morais e Daniel Maia (Futsal), João Oliveira (Ténis de Mesa), Nuno Fernandes (Atletismo), Francisco Montes e Rui Pestana (Natação) foram homenageados esta quinta-feira na Sala D. Maria nos Paços do Concelho.

Francisco Montes, nadador da Associação de Desporto Adaptado do Porto trouxe de Itália três medalhas (ouro nos 1500m Livres, prata nos 800m Livres e bronze na Estafeta 4x200m Livres) e Rui Pestana, nadador do Futebol Clube do Porto, conquistou uma medalha de ouro na Estafeta de 4x50m Livres. Apesar de ter competido na equipa de Basquetebol, José Miguel Silva é também nadador federado.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira dirigiu-se aos atletas dizendo que “o vosso esforço e dedicação são um exemplo e uma inspiração para todos nós”. 

Referindo-se aos homenageados como “os sete magníficos”, o autarca reconheceu a “notável prestação” dos atletas. 

Rui Moreira salientou ainda que o agradecimento deve ser extensível aos “treinadores, aos técnicos, aos médicos, aos dirigentes, aos familiares e, muito em particular, aos clubes e associações que não desistem do desporto adaptado e promovem a igualdade plena de oportunidades, permitindo que os atletas se valorizem enquanto e possam alcançar a excelência desportiva”.

Nuno Guerra, Diretor da Federação Portuguesa de Natação esteve presente na cerimónia e considera que “estes momentos são revestidos da maior importância e justiça para uma política de integração e igualdade próspera”. O responsável da FPN realçou o papel dos pais dos atletas ao afirmar que “as grandes árvores só se mantêm imponentes se tiverem raízes fortes e profundas para as sustentar.”

Os distinguidos desta manhã integraram a comitiva portuguesa que competiu, no passado mês de outubro, em Itália, no Euro TriGames - Campeonato da Europa para atletas com Síndrome de Down. A missão lusa conquistou 63 medalhas, 31 das quais na Natação, fazendo de Portugal o segundo país mais medalhado na modalidade.

Foto: Câmara Municipal do Porto