Elite da natação no Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos em Coimbra

Image

A elite da natação compete a partir de quinta feira até domingo – 4 a 7 de abril - em Coimbra no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos piscina longa. Uma organização da Federação portuguesa de Natação, com a pareceria da Associação de Natação de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra. Competição que será transmitida em LIVE Streaming na Natação TV.

Entre os 690 nadadores inscritos (364 masculinos e 326 femininos), em representação dos 112 clubes, destaque para a presença dos nadadores integrados no projeto olímpico Tóquio 2020 - Ana Catarina Monteiro (CF Vilacondense), Diana Durães (Benfica), Victoria Kaminskaya (Benfica), Alexis Santos (Sporting), Diogo Carvalho (Galitos), Gabriel Lopes (Louzan) e João Vital (Sporting). Ausente apenas a olímpica Tamila Holub, a estudar nos EUA.

O Sporting, com 49 nadadores, o Benfica com 36, e o Algés e Dafundo com 27 são os clubes com mais nadadores inscritos.

O diretor técnico nacional, José Machado recorda que o Campeonato Nacional  em Coimbra é o “momento chave” para a obtenção de mínimos das principais competições internacionais da época, com o atrativo adicional dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Portanto, em termos competitivos, conclui o técnico, esta competição irá servir como “momento principal” do período definido entre 4 e 14 de abril para a avaliação das seleções.

Assim, nos quatro dias de competições no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra, os nadadores lusos poderão confirmar mínimos para os Jogos de Tóquio assim como a seleção para o Mundial da Coreia 2019, Universiadas, Europeu e Mundial de juniores e Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE).

Provas internacionais de seleções em 2019:

3 a 7 julho Campeonato da Europa Juniores Kazan (Rússia)

4 a 10 julho Universíadas Nápoles (ITA)

21 a 27 de julho FOJE-Festival Olímpico da Juventude Europeia Baku (Azerbaijão)

20 a 25 agosto Campeonato do Mundo Juniores Budapeste (Hungria)

22 a 28 julho Campeonato do Mundo Piscina Longa Gwangju (Coreia)

PARTICIPAÇÃO

Estes campeonatos destinam-se às categorias Juvenil, Júnior e Sénior, podendo nelas participar os nadadores que tenham cumprido os critérios de admissão nas distâncias e técnicas da respetiva categoria, entre 17 de Março de 2018 e 25 de Março de 2019. Poderão participar todos os nadadores que cumprirem os mínimos correspondentes ao seu escalão etário/categoria.

Os nadadores juvenis poderão participar nas provas de 50m, na categoria Júnior e Absoluta, caso obtenham mínimo de participação Júnior; contudo, é necessário que os nadadores tenham obtido o mínimo do respetivo escalão etário (juvenil A/juvenil B) nas distâncias de 100 e 200m da mesma técnica, mesmo que não participem nessas provas. Os nadadores juvenis poderão participar nas provas de 800m Livres Masculinos e 1500m Livres Femininos, na categoria Júnior e Absoluta, caso obtenham mínimo de participação Júnior.

O nadador Juvenil que tenha obtido Mínimo de acesso na prova de 200m de uma técnica poderá participar na prova de 100m da mesma técnica (sem ter obtido Mínimo para esta prova), sendo obrigatório a participação deste na prova de 200m. Cada nadador Juvenil só poderá ser inscrito, ao longo das quatro (4) jornadas, em cinco (5) provas individuais. Cada nadador Júnior e Sénior só poderá ser inscrito, ao longo das quatro (4) jornadas, em sete (7) provas individuais. Nas provas de 50m haverá apenas Finais A e B.

ORGANIZAÇÃO DAS SÉRIES

Os nadadores serão agrupados por séries, segundo os tempos de inscrição, independentemente da categoria a que pertencem. Caso haja mais do que 1 nadador com o mesmo tempo de inscrição, a atribuição de pistas será realizada aleatoriamente pelo programa de provas. As três últimas séries das sessões da manhã (eliminatórias) serão nadadas no sistema de cabeças de série, sempre que se realizem mais do que três séries em cada uma das provas, com exceção das provas de 800L e 1500L, que se disputará no sistema de séries, disputando-se as mais lentas durante as eliminatórias, e a mais rápida durante as finais (conforme o programa). 7.

ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO

Na parte da manhã decorrem as eliminatórias e a competição juvenil A e B e na parte da tarde disputam-se as finais A, B e C. As finais A serão formadas por nadadores classificados do 1º ao 10º lugar das eliminatórias, sendo suplentes o 11º e 12º classificado. As finais B são formadas pelos nadadores classificados do 11º ao 20º lugar das eliminatórias, sendo suplentes o 21º e 22º classificado. Esta final só poderá ser constituída por dois nadadores da categoria sénior, no máximo. As finais C são formadas pelos nadadores classificados do 21º ao 30º lugar das eliminatórias, sendo suplentes o 31º e 32º classificado. Esta final só poderá ser constituída por nadadores da categoria júnior e juvenil, com um máximo de 3 nadadores juniores. As finais A serão nadadas em primeiro lugar, seguidas das finais B e C. Um nadador(a) que não compareça à respetiva final e não comunique, por escrito em ficha própria para o efeito, este facto à Organização até 30 minutos após a conclusão da última série da respetiva eliminatória, fará o seu Clube ser penalizado em 100€. No caso dos nadadores individuais, serão os próprios a estar sujeitos à mesma penalização.

CLASSIFICAÇÕES E PRÉMIOS

Haverá classificações separadas por prova e categoria (nos Juvenis separada por escalão etário, Juvenis A e Juvenis B), apurando-se os campeões nacionais de cada um dos escalões etários Juvenis nas sessões da manhã e premiando os três primeiros classificados de cada prova, com exceção das provas de 800L Femininos e 1500L Masculinos, que se disputará no sistema de séries, disputando-se as mais lentas durante as eliminatórias, e a mais rápida durante as finais (conforme o programa).

Da parte da tarde (finais) serão atribuídos os títulos absolutos e de juniores. Relativamente ao título de Absoluto, as finais A classificarão os nadadores do 1º ao 10º lugar, as finais B classificarão os nadadores do 11º ao 20º lugar e as finais C classificarão os nadadores do 21º ao 30º lugar.

Relativamente ao título de Juniores, serão considerados os tempos dos nadadores dos escalões juvenis e juniores presentes numa das finais, com a ressalva de que um nadador presente na final A ficará sempre à frente de um nadador da final B e os presentes nesta ficarão sempre à frente dos da final C. Nas provas de 50m, 800m Livres Masculinos e 1500m Livres Femininos haverá apenas classificação Júnior e Absoluta.

PROGRAMA/HORÁRIO

1ª Jornada - 1ª Sessão - Eliminatórias - 04-04-2019 - 9:30

1ª Jornada - 2ª Sessão - Finais - 04-04-2019 - 17:00

2ª Jornada - 1ª Sessão - Eliminatórias - 05-04-2019 - 9:30

2ª Jornada - 2ª Sessão - Finais - 05-04-2019 - 17:00

3ª Jornada - 1ª Sessão - Eliminatórias - 06-04-2019 - 9:30

3ª Jornada - 2ª Sessão - Finais - 06-04-2019 - 17:00

4ª Jornada - 1ª Sessão - Eliminatórias - 07-04-2019 - 9:00

4ª Jornada - 2ª Sessão - Finais - 07-04-2019 - 16:00

INFORMAÇÕES UTEIS AOS NADADORES E CLUBES

Local da Competição: Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra;

Informam-se todos os clubes e nadadores participantes que, para efeitos de preparação, serão integrados nesta competição alguns nadadores de Natação Adaptada, em regime de extra competição, salvaguardando-se as necessárias adaptações regulamentares.

3 de abril 2019 (4ª feira) - a Piscina de Competição estará disponível, para uso dos clubes participantes, a partir das 14h00

4 a 7 de abril 2019 (5ª feira a domingo) - o Complexo de Piscinas estará disponível pelo menos 2 horas antes do início da jornada da manhã e da tarde, para aquecimento dos atletas; estarão disponíveis 10 pistas para a melhor gestão dos nadadores no período de aquecimento;

Haverá uma Reunião de Delegados às 08h45 do dia 4 de abril de 2019;

A Piscina de Competição deverá ficar livre 15 minutos antes do início de cada sessão;

Os nadadores deverão comparecer na Câmara de Chamada, pelo menos, 15 minutos antes do início da sua Prova, na posse obrigatória do cartão FPN;

Estarão disponíveis no secretariado da prova os formulários de desistência (também em anexo) das finais que deverão ser entregues até 30 minutos após a conclusão da última série da respetiva eliminatória;

Os programas estão disponíveis para download no seguinte link: https://fpnatacao.pt/uploads/eventos/Programa10.pdf

Haverá entrega de prémios referente à Taça de Portugal (Formação e Rendimento) de 2017/2018 e Torneio de Fundo de Juvenis de 2018/2019 nas seguintes sessões:

Taça de Portugal Formação: 4 de abril antes do início da sessão da manhã;

Taça de Portugal Rendimento: 4 de abril antes do início da sessão da tarde;

Torneio de Fundo de Juvenis: 6 de abril no fim da sessão da manhã.

Recomenda-se que os nadadores menores de idade, se façam acompanhar da autorização para a deslocação, com o intuito de evitar possíveis constrangimentos, já que as companhias aéreas podem solicitar o referido documento.

Solicita-se aos agentes desportivos presentes na prova, a exceção dos atletas, afeto ao Campeonato Nacional que preencham o ficheiro que se anexa, fazendo responder a este e-mail, prazo de envio até ao dia 3 de abril de 2019 pelas 16:00.

Solicitamos que todos os agentes desportivos tenham em seu poder o “Cartão FPN” em papel ou em formato digital, através do link:  https://fpnsystem.fpnatacao.pt/auth/card

No seguimento do comunicado de Ref. 47/18 de 23 de novembro de 2018, cit ” De acordo com o artigo nº 18 do Regulamento Geral da FPN “Os dirigentes da FPN, das Associações, dos Clubes Desportivos, bem como os elementos do corpo de arbitragem, técnicos, técnicos de saúde, delegados e praticantes são obrigados a filiar-se para poderem exercer a sua atividade, nos prazos estabelecidos no Regulamento dos Direitos de Compensação e Formação Desportiva desta Federação”. Ainda de acordo com o ponto 1 do artigo nº24 do mesmo regulamento “Os praticantes, técnicos, técnicos de saúde, delegados, dirigentes e outros agentes desportivos para poderem tomar parte em competições oficiais, são obrigados a fazer-se acompanhar de cartão de identificação válido e do respetivo cartão de filiado emitido através da plataforma do FPNSystem”.

Neste sentido, não será permitida a presença no cais de piscina de nenhum agente que não cumpra o artigo supracitado.

Esclarece-se que os nadadores que não estão afetos à prova,  não é permitida à entrada no cais da piscina, neste caso poderão estar nas bancadas devidamente identificadas como PÚBLICO.

Nota: A FPN dará mais informações, em tempo útil, no caso de haver alterações no supracitado Cartão FPN quanto ao layout com código de barras.

Diretor à prova – Alexsander Esteves

Responsável Técnico – José Machado – Diretor Técnico Nacional NP 

Juiz Árbitro à prova – Tiago Marques - Árbitro Internacional FINA

 MAIS INFORMAÇÃO

RESULTADOS

REGULAMENTO

(informação actualizada às 10h45 de 3/03/2019)