Seleção absoluta prepara fase de apuramento para Europeu 2020

Image

A Seleção Nacional Absoluta masculina de Polo Aquático esteve concentrada no fim de semana nas Piscinas do Colégio de Lamas. O objetivo é a fase de apuramento para o  Europeu de 2020.

João Costa, jogador do VSC: "Entrar na seleção Nacional é onde todos os jogadores ambicionam chegar. O facto de poderes estar presente numa convocatória é sinal que o teu trabalho está a ser reconhecido e isso é muito gratificante. Espero continuar a corresponder às expectativas e para tal irei com o meu percurso. Poderes treinar com os melhores é sempre um privilégio!  Quanto ao estágio da seleção nacional durante este fim-de-semana, foi uma experiência muito positiva, o ambiente saudável que se vivia facilitou o processo inicial de adaptação. Foi bom reencontrar antigos colegas de equipa e poder jogar lado a lado."

Miguel Ramalheira, jogador CFP: "Este estágio permitiu voltar a juntar a seleção, trabalhando alguns aspetos táticos de 6x6 e 6x5 e voltar a ter automatismos. O grupo está focado no apuramento para o Europeu de 20 em Budapeste.  Além disso, penso que foi muito importante o trabalho conjunto com a seleção sub 17 para a integração e ganharem experiência e ritmo competitivo com vista ao apuramento."

Francisco Silva, guarda redes do SCP: "O Polo Aquático faz parte da minha vida desde que me lembro e estar aqui presente é o concretizar de um objetivo de longa data é um grande orgulho. Poder aliar os treinos diários nos clubes aos treinos da seleção é benéfico para todos os que integram este grupo de trabalho, uma vez que permite uma evolução e uma melhor dinâmica entre todos os atletas. Estes treinos são importantes para preparar da melhor maneira os compromissos da Seleção Nacional"

Leonardo Duarte, jogador do CAP: " O Polo Aquático foi algo que apareceu na minha vida há cerca de 10 anos, e tem feito assumido até hoje um papel fundamental na minha evolução como pessoa. É o principal motivo dos meus desafios, da minha forma de pensar e acima de tudo da planificação dos meus objetivos de vida.  Infelizmente, em Portugal não existe o destaque que queríamos, mas mesmo assim tem existido um esforço imenso para mudar isto. Nos últimos tempos, a seleção nacional de absolutos atingiu o ‘play-off’ de apuramento para o Europeu em Barcelona, tendo perdido o mesmo. Apesar da derrota, foi gratificante termos chegado onde chegamos. Provamos ao mundo do polo aquático o nosso valor, pusemos o nosso nome do mapa e deixamos a ideia que vão ter de contar connosco. Resta-nos a nós confirmar esta ideia. No ‘play-off’, pusemos uma Nação 'inteira' na piscina de Lamas, o que motivou a própria seleção a alcançar novos objetivos, assim como motivou os mais jovens como eu a querer atingir novos e maiores patamares.  O apuramento que aí se avizinha é encarado como um bom momento para mostrarmos a nossa qualidade e acima de tudo, o resultado dos treinos que temos efetuado. Contamos com todo o apoio possível para no futuro conseguir atingir os nossos objetivos."

Próximo estágio 16 e 17 fevereiro.