A dois dias do arranque da competição que traz até ao Algarve as federações olímpicas de Espanha Brasil e Portugal, foi oficialmente apresentada o Open de Loulé 2020.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do nadador olímpico brasileiro Guilherme Guido e da nadadora portuguesa Catarina Monteiro.
O responsável da FPN realçou “a importância desta competição após o confinamento assim como na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio”. António José Silva aproveitou a ocasião para entregar ao Município de Loulé o selo “Portugal a Nadar Seguro”.
O anfitrião começou por lembrar que “Loulé é uma terra de desporto” e acrescentou terem sido tomadas “todas as precauções, desde logo, impedindo a presença de público. Pedimos ás equipas que adotassem práticas que salvaguardassem a segurança sanitária. Articulámos com a Direção Geral de Saúde do Algarve que todos os nadadores fossem testados assim que chegavam ao hotel”.
Guilherme Guido agradeceu a forma como Portugal “abriu as portas para que os nadadores brasileiros possam continuar a treinar e a preparar os Jogos Olímpicos do próximo ano”.
A nadadora portuguesa, Catarina Monteiro, afirmou que após “6 meses sem competir é muito motivador competir frente ás seleções do Brasil e de Espanha”. A atleta acrescentou que “este Open podia ser uma boa oportunidade para retomar o Meeting Internacional de Loulé em Natação Pura”.
O Open de Loulé 2020 realiza-se entre os dias 14 e 16 de agosto, nas Piscinas Municipais de Loulé a partir das 18h. Esta é uma prova que terá transmissão em direto na Sport TV 3.