Campeonato Europeu de Natação Adaptada Madeira 2020 adiado para 2021

Image

O Campeonato da Europa de Natação Adaptada Madeira 2020, adiado devido à pandemia da COVID-19, realiza-se no próximo ano, entre 16 e 22 de maio.

A decisão foi anunciada esta terça-feira, dia 11 de agosto, pela World Para Swimming e pela Federação Portuguesa de Natação (FPN).

Em abril, a World Para Swimming anunciou a suspensão da época 2019/2020 até setembro, e desde essa altura tem estado em conversações com o Comité Organizador Local (COL) da Madeira, com o objetivo de encontrar uma nova data para a realização do Europeu.

Madeira 2020 será organizado conjuntamente pela FPN, a Associação de Natação da Madeira (AN Madeira), a Câmara Municipal do Funchal e o Governo da Região Autónoma da Madeira.

Georgios Antoniou, diretor-geral da World Para Swimming, afirmou: "Estamos extremamente contentes por poder partilhar esta notícia com a nossa comunidade desportiva e com os nossos adeptos. Compreendemos que estes têm sido meses difíceis devido às incertezas causadas pela pandemia, mas estivemos em contato permanente com o COL e as autoridades da Madeira para podermos encontrar novas datas para a competição. Este Campeonato da Europa é o último grande evento antes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio e acreditamos que a mudança é a melhor opção para permitir aos atletas e as equipas possam agendar as suas atividades antes do início da próxima época. Esperamos, ansiosamente, assistir a esta grande competição e ver os nossos atletas novamente em ação".

António José Silva, Presidente da FPN, realçou que: “Depois da pandemia de COVID-19 e com as inevitáveis consequências resultantes do confinamento a que muitos paises foram sujeitos, é com grande responsabilidade e honra que recebemos em 2021 o Campeonato da Europa de Natação Adaptada. Com um enorme contributo por parte das autoridades locais, acreditamos estarem reunidas todas as condições para fazer desta competição um evento memoravel. Esperamos por todos em maio de 2021." 

Perto de de 500 nadadores, de mais de 50 países, para competirem no Complexo Olímpico da Penteada, no Funchal. Esta é a segunda vez que a Madeira recebe o Europeu depois da edição de 2016 - que também foi um evento Aberto e serviu como preparação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.