Leiria recebe este fim de semana de 14 e 15 de dezembro o Campeonato Nacional da 2.ª divisão. As competições, que decorrem no Complexo de Piscinas Municipais de Leiria, têm inicio sábado, às 9h30 e 16h30, e domingo, às 9h00 e às 16h00.
Participam nos Campeonatos Masculino e Feminino da 2.ª Divisão, os 24 clubes apurados. Assim, terão garantido a sua participação (caso realizem a pré-inscrição) os seguintes clubes:
Masculinos – CFV, LSC, CFP, EDV, CAP, CGA, AAC, DNMG, CNMAIA, FBSC, GESL, CNV, CNTN, GCVR, AHBE, ADBA, CIRL, CNAL, CNRM, CAPGE, CNF, CDN, CAQC, VSC.
Femininos – SCB, DNMG, FBSC, CDCP, GCVR, CAQC, ADRCIMM, GESL, SFUAP, CIRL, FOCA, CNRM, CNTN, EDV, CDE, CNAC, CAP, CFV, AVFC, CLAMAS, VSC, CNV, CNVA, GCST.
REGRAS ESPECÍFICAS
Cada Clube terá de se fazer representar por 1 nadador(a) e 1 equipa de estafetas por prova.
Os nadadores da categoria Juvenil, Júnior e Sénior podem ser inscritos num máximo de 3 (três) provas individuais mais as estafetas. Os nadadores da categoria Infantil podem participar em 3 (três) provas, sendo-lhes permitido nadar um máximo de 2 provas por sessão incluindo estafetas. Os nadadores infantis não poderão utilizar fatos de competição. Um Clube termina a sua participação a partir do momento em que deixa de se fazer representar devidamente numa prova, o que implicará a imediata transição para a divisão imediatamente inferior. Numa situação excecional, em que um nadador não possa participar numa prova, por motivo de acidente ou outro de comprovada gravidade, poderá o clube, desde que previamente autorizado pelo Júri da Competição, proceder à sua substituição imediata por outro nadador da equipa.
Não se fazer representar na prova em questão, consequentemente não pontuando, mas mantendo-se o clube em competição.
ORGANIZAÇÃO DAS SÉRIES
Os Clubes concorrentes a cada um dos campeonatos em disputa, 2.ª Divisão Masculina e 2.ª Divisão Feminina, serão agrupados por séries de acordo com o tempo de inscrição dos seus nadadores.
No caso de não existir tempo ou do mesmo ser igual para mais do que um clube, a atribuição de pistas será realizada aleatoriamente pelo programa de provas.
CLASSIFICAÇÕES
Os Clubes concorrentes a cada um dos campeonatos serão ordenados pelo somatório dos pontos obtidos em cada prova pelos seus nadadores e equipas de estafetas. Funcionará como fator de desempate o número de 1ºs lugares obtidos por cada Clube nas provas do campeonato. Se tal se revelar insuficiente, recorrer-se-á aos 2ºs, 3ºs e assim sucessivamente, até se conseguir o desempate. Se ainda subsistir o empate, recorrer-se-á ao melhor tempo, segundo tabela FINA mais recente, em vigor à data da competição obtido por cada Clube nas provas do Campeonato.
O sistema de pontuação será o seguinte:
1º Classificado – Nº Clubes + 1
2º Classificado – Nº Clubes - 1
3º Classificado – Nº Clubes - 2
e assim sucessivamente até ao último classificado que terá 1 ponto.
Desclassificado – 0 pontos
Desistência – 0 pontos
Em caso de empate entre dois ou mais nadadores, ou entre duas ou mais equipas de estafetas, será
atribuída a pontuação referente à sua classificação, mantendo-se para os restantes, o sistema de
pontuação vigente.
PRÉMIOS
Os clubes vencedores, masculino e feminino, da 2ª divisão receberão a Taça FPN e os seus nadadores
(num máximo de 12) uma medalha.
Aos restantes clubes participantes será entregue um troféu.
MUDANÇA DE DIVISÃO
Transitarão para a 3.ª Divisão, os 21.º, 22.º, 23.º e 24.º classificados destes Campeonatos por troca com os
1.º, 2.º, 3.º e 4.º classificados dos Campeonatos Masculino e Feminino da 3ª Divisão.
Ascenderão à 1ª Divisão, os 1.º, 2.º e 3.º classificados dos Campeonatos Masculino e Feminino.
Sempre que um clube inscrito não comparecer ao respetivo campeonato, verificar-se-á a descida de menos um clube à 3ª Divisão.
MAIS INFORMAÇÃO:
https://fpnatacao.pt/evento.php?codigo=553
ENTRY LIST E RESULTADOS:
https://fpnatacao.pt/Resultados/provas1920/03cnc2div/index.html