Plano de Alto Rendimento de Natação Adaptada 2020

Image

A direção técnica da Federação Portuguesa de Natação (FPN) divulgou em comunicado o Plano de Alto Rendimento (PAR) de Natação Adaptada para 2020.

O PAR define as linhas orientadoras da disciplina de Natação Adaptada, relativamente ao sistema de Alto Rendimento Desportivo, nomeadamente no que se refere à atividade das Seleções Nacionais das diferentes categorias de deficiência. Estão definidos os critérios referenciais de seleção para as competições onde a FPN irá participar, em representação nacional.

“Este ciclo deverá pautar-se pela afirmação e consolidação da natação adaptada enquanto fenómeno desportivo de rendimento e alto rendimento, sensibilizando e criando bases de formação em parcerias com autarquias, instituições e clubes, onde as pessoas com deficiência vejam garantidas o direito ao acesso à prática desportiva e neste caso à prática da natação, enquanto meio de terapia, de socialização, de inclusão e de desenvolvimento físico e psicológico do corpo e da mente”, afirma Rui Bettencourt Sardinha, vice-presidente da FPN para a Natação Adaptada.

Em ano de Jogos Paralímpicos, as atenções estão focadas na participação dos nadadores nacionais em Tóquio 2020.

Nesse particular o PAR especifica:

“Considerando a participação dos nadadores portugueses nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que se realizarão entre 25 de agosto e 6 de setembro de 2020, a Federação Portuguesa de Natação considera como condição sine qua non que todos os nadadores deverão ter obtido mínimo de qualificação (MQS) durante o período considerado até ao dia 23 de maio de 2020.

Apenas será considerado para atribuição de vaga e participação nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, os nadadores que entre 01/01/2019 e 31/01/2020 contribuíram para a abertura de cota para Portugal. Se a cota de participação atribuída a Portugal for inferior ao número de praticantes com mínimo de qualificação para os Jogos Paralímpicos, serão escolhidos os que tiverem melhor posição no ranking “Minimum Qualification Standard Ranking – Tokyo 2020 Paralympic Games” – disponível em http://www.paralympic.org/swimming/rankings – até

ao dia 23 de maio de 2020 (data de atualização imediata a seguir ao Campeonato da Europa WPS Madeira 2020).

No caso de dois nadadores se encontrarem na mesma posição no respetivo ranking, será escolhido aquele cujo ranking abarque maior número de atletas.”

MAIS INFORMAÇÃO:

https://fpnatacao.pt/uploads/NA_-_PAR_2020.pdf