Ricardo Monteiro: «reta final do acesso à fase final do Europeu 2020»

Image

Seleção Nacional Masculina participa na Qualification Tournaments European WP Championship 2020 de 11 a 13 outubro 2019 em Gzira (Malta).

Ricardo Monteiro, team manager:

"Estamos na reta final de todas as decisões, a última etapa de disputa que dá acesso à fase final do Europeu 2020.

O grupo que nos calhou é composto por Portugal, Roménia e Malta, com esta última a ser a anfitriã dos jogos decisórios. Dos 3 concorrentes envolvidos, os 2 primeiros classificados passam à final, ficando o último arredado dessa possibilidade. Deste lote, assume a teoria que a Roménia deverá ter menos dificuldades em seguir em frente e que Portugal e Malta lutarão entre si pela vaga em aberto. No entanto, nós não queremos ir em argumentos teóricos, mas sim, escrever a história pelas nossas próprias mãos.

Em relação à Roménia, iremos sentir o peso deles, mas eles irão sentir a nossa garra e, se forem a jogo com carácter descontraído, o mundo aquático poderá acordar com uma surpresa. O nosso espírito deverá ser sempre de luta e de conquista perante quem quer que seja. Sabemos que o primeiro jogo vai ser contra eles e queremos entrar com o pé direito e mais fortes do que nunca. David também conseguiu derrotar Golias.

Quanto a Malta, se há uns tempos atrás poderíamos ser vistos como um adversário apetecível, hoje creio que Malta deverá estar muito preocupada por ter de nos enfrentar. Sabemos que vamos ter um grau de dificuldade elevado, acrescido com o facto de irmos defrontá-los na sua própria casa, sob a alçada da organização que mais lhe convier e debaixo de um ambiente que, normalmente, é bastante fervoroso e severo para com os seus opositores. Também sabemos que se trata de uma seleção com grandes rotinas na alta roda da modalidade e é um país que tem um peso muito significativo dentro da LEN. Tudo somado dá um quadro de uma batalha árdua, mas vamos consciencializados que é nos momentos mais adversos que temos a oportunidade de nos superar. Tudo faremos para que no final possamos dizer que a Malta de lá não foi suficiente para a malta de cá.

No nosso horizonte está o apuramento para a final do Europeu e isso, por si só, basta. A chave para a motivação é o motivo e esse tem inscrito o nome de Budapeste. Não pretendemos ser heróis se o conseguirmos, apenas lutadores, orgulhosos da pátria que defendemos e fiéis representantes de todos aqueles que nos apoiam e inspiram.

Os dados estão lançados e o cenário está montado. Para os romenos e malteses as finais dos europeus são oportunidades habituais que a vida desportiva lhes proporciona, para nós são oportunidades de uma vida e é nisso que o nosso foco incidirá. Temos pela frente dois jogos, em que um deles poderá ser, seguramente, um dos mais emblemáticos das nossas carreiras. Vamos lá com a intenção clara de fazermos o que for preciso para alcançarmos os nossos desejos. Vamos lá em busca da felicidade. Vamos!"

SELEÇÃO:

João Pedro Leite 1993 FREM (DEN) 

Ricardo Pedro Sousa 1988 CAP

João Pedro Silva 1987 SSCMP 

Rui Batalha Moreira 1977 FREM (DEN)

Jorge Nuno Lopes 1988 SAD

Rui Manuel Ramos 1996 CN CABALLA (ESP)

Miguel Mariani Rodrigues 1988 VSC 

Salvador Jorge Lopes 1996 CFP

Mykola Yanochko 1977  PORTIN 

Tiago Almeida Parati 1993 CFP

Pedro Ferreira Sousa 1991 VSC 

Tiago Graça Costa 1976 CAP

Ricardo Mota Teixeira 1988 SSCMP    

QUADRO TÉCNICO E STAFF

Fernando Leite FPN Selecionador Nacional

Rui Ferraz SSCMP Treinador Assistente

Ricardo Monteiro   Team Manager