Bruno Dias, treinador FPN, que coordenou a seleção presente no Mundial de Juniores em Budapeste, faz um balanço da participação nacional que “superam em muito os objetivos estabelecidos inicialmente” que levou a ser “a melhor participação no Mundial” para Portugal com a presença em três finais: Rafaela Azevedo 7.ª nos 50 costas e 8.ª nos 100 costas e João Costa 8.º nos 200 costas.
Bruno Dias: “Os Mundiais de Juniores de Budapeste 2019 apresentaram um nível competitivo muito elevado, com a participação de 800 nadadores de 125 países presentes. A época foi muito longa e exigente, mas para as cores Nacionais, no geral, este foi o melhor Campeonato do Mundo de juniores com a presença em três finais mais uma semifinal, dois recordes Absolutos e dois de Categorias, superaram em muito os objetivos estabelecidos inicialmente para esta competição. Destaque para o grande ambiente vivido dentro desta seleção durante estes dias, que certamente ajudou a que fosse possível estas prestações.
Parabéns a todos os envolvidos na preparação destes campeonatos e em especial aos seus treinadores.”
Antes do Mundial decorreu um Estágio de Preparação, em Rio Maior, de 8 a 18 de agosto 2019.
Nadadores convocados: Ana Reis Sousa (SAD), na foto, João Nogueira Costa (VSC), Camila Rodrigues Rebelo (ALN), Rafaela Gomes Azevedo (SAD).
O enquadramento técnico foi assegurado pelos seguintes elementos: FPN: Bruno Dias; Treinador Convidado - Miguel Frischknecht (SAD); Fisioterapeuta - Daniel Moedas.