Madeira pronta para receber elite da natação

Image

A elite da natação nacional está na Madeira para competir no Open de Portugal - CIMAI/MYRTHA Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos 2019. As Piscinas Olímpicas do Funchal estão prontas para receber os nadadores já com mínimos olímpicos que estarão a competir entre os 728 nadadores (399 masculinos e 329 femininos) em representação de 109 clubes. Os objetivos sãos as medalhas de campeões de Portugal, mas também os recordes nacionais e mínimos olímpicos.

O evento, apresentado hoje em conferência de imprensa, contou com a presença de Dorita Mendonça, Diretora Regional do Turismo, António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, David Gomes, Diretor Regional de Juventude e Desporto, João Pedro Vieira, Vereador do Desporto na Câmara Municipal do Funchal, e Paulo Falé, vice-presidente da Associação de Natação da Madeira.

Recorde-se que as Piscinas Olímpicas do Funchal serão o palco do Campeonato do Mundo de Polo Aquático de Juniores femininos, de 9 a 16 de setembro; do Campeonato da Europa Open de Natação Adaptada, em maio de 2020, e Campeonato do Mundo de Natação Adaptada em setembro de 2021.

António Silva, presidente da FPN: “A organização do mais importante evento de natação nacional no Funchal revela uma grande coragem por parte das entidades locais, da Associação, do Turismo, do Desporto, que permite à FPN seguir a sua politica de continuidade territorial, de descentralização. Vamos assistir a uma grande competição com a presença dos melhores nadadores nacionais entre mais de 728 nadadores inscritos em representação de 109 clubes. Uma competição onde se espera a obtenção de recordes nacionais após a participação no Mundial de Gwangju, Coreia do Sul.”

Dorita Mendonça, Diretora Regional do Turismo: “Estes eventos são uma mais valia para a Região. Traduzido no impacto desportivo, mas também no turístico como uma grande fonte de promoção para Madeira. Obrigado pela confiança depositada na Região para receber estes grandes eventos de natação nacional.”

David Gomes, Diretor Regional de Juventude e Desporto: “estamos muito felizes por receber mais um grande evento no Funchal que resulta da convergência e cooperação das várias entidades com destaque para a Associação de Natação da Madeira e a Federação nacional com o apoio do Governo. Mas temos de recordar que só com a qualidade destas infraestruturas aqui existentes é possível realizar este evento e isso prova que as politicas de criação de infraestruturas foram bem pensadas a seu tempo.”

João Pedro Vieira, Vereador do Desporto na Câmara Municipal do Funchal:

“O município estrutura a sua ação em quatro vetores: infraestrutura, atividade física, atividade regular e eventos. Este campeonato nacional insere-se na politica da politica da Câmara do Funchal que procura com os eventos na cidade promover todas estas áreas, mas em particular os eventos como visão estratégica e financeira”.

Entre os 728 nadadores inscritos destaque para os cinco nadadores já com mínimos olímpicos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Diana Durães (Benfica, 1500 livres), Tamila Holub (SC Braga, 1500 livres), Ana Monteiro (Fluvial Vilacondense, 200 mariposa), Gabriel Lopes (ALN-Louzan, 200 estilos) e Alexis Santos (Sporting, 200 estilos).

De referir ainda a presença de Diogo Carvalho (Galitos/Bresimar), João Vital (Sporting), Miguel Nascimento (Benfica) e Tomás Veloso (CNAC-Académico de Coimbra), todos presentes também no Mundial da Coreia do Sul e que no Funchal procuram mínimos olímpicos.

Entre os clubes com mais de 20 participantes, referência para o Sporting Clube de Portugal, com 42 nadadores inscritos, Sport Algés e Dafundo (31), Futebol Clube do Porto (27), Gesloures (25), Clube dos Galitos / Bresimar (24), Clube Futebol Os Belenenses (21), Fundação Beatriz Santos-Clube (20) e Grupo Desp. Natação V. N. Famalicão (20).

HORÁRIOS

1 DE AGOSTO 1.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 17H00

2 DE AGOSTO 2.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 17H00

3 DE AGOSTO 3.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 17H00

4 DE AGOSTO 4.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 16H00

MAIS INFORMAÇÃO:

https://fpnatacao.pt/noticia.php?codigo=1749

PARTICIPAÇÃO

Estes campeonatos destinam-se às categorias Juvenil, Júnior e Sénior, podendo nelas participar os nadadores que tenham cumprido os critérios de admissão nas distâncias e técnicas da respetiva categoria, entre 26 de julho de 2018 e 21 de Julho de 2019.

O número de estrangeiros nas provas de 1500 e 800 Livres será limitado a um máximo de 6 inscrições e o número de nadadores estrangeiros na série mais rápida não poderá ser superior ao definido para a participação nas finais.

Nas provas de estafeta da categoria Juvenil, as equipas serão compostas sem distinção de ano de nascimento, sendo considerado apenas o Mínimo de Juvenil A.

No Open de Portugal o limite máximo de participação de nadadores estrangeiros por final será entre 2 (dois) e 4 (quatro), a ser definido após a conclusão das inscrições e anunciado aquando da publicação da lista de participantes.

ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO

Nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, cada prova individual compreenderá eliminatórias e Final (Final Juvenil) em função dos tempos realizados nas séries. Se numa dada prova se verificarem 10 ou menos inscrições, haverá apenas lugar a “final direta”, sendo os nadadores ordenados pelos tempos de inscrição.

As finais serão formadas por nadadores classificados do 1º ao 10º lugar das eliminatórias, sendo suplentes os 11º e 12º classificado.

No Open de Portugal / Campeonatos Absolutos de Portugal, cada prova individual compreenderá eliminatórias e finais A e B (esta apenas quando se verificar um mínimo de 20 participantes), com exceção dos 800m e 1500 livres, que se disputará no sistema de séries, disputando-se as mais lentas durante as eliminatórias, e a mais rápida durante as finais (conforme o programa).

As provas de estafetas absolutas disputar-se-ão por séries, nas sessões das finais. Nas eliminatórias a atribuição de pistas será efetuada utilizando o sistema de cabeças de série. Se numa dada prova se verificarem 10 ou menos inscrições, haverá apenas lugar a “final direta”, sendo os nadadores ordenados pelos tempos de inscrição. As finais A serão formadas por nadadores classificados do 1º ao 10º lugar das eliminatórias, sendo suplentes o 11º e 12º classificado. As finais B são formadas pelos nadadores classificados do 11º ao 20º lugar das eliminatórias, sendo suplentes o 21º e 22º classificado. As finais B serão nadadas em primeiro lugar, seguidas das finais A.

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL

As finais A classificarão os nadadores do 1.º ao 10.º lugar. As finais B, quando for caso disso, apurarão os nadadores do 11.º ao 20.º lugar.

PRÉMIOS

 Nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, as classificações serão separadas por prova e sexo sendo apenas considerados os nadadores de nacionalidade portuguesa. Serão concedidos prémios aos 3 (três) primeiros classificados de cada prova e sexo. Nos Campeonatos Absolutos de Portugal, as classificações serão absolutas em cada prova e sexo, sendo atribuídos prémios aos 3 (três) primeiros classificados. No Open de Portugal, as classificações serão absolutas em cada prova e sexo sendo atribuído um prémio ao vencedor.

De acordo com o número de nadadores estrangeiros presentes no Open de Portugal, a organização poderá decidir atribuir prémios aos 3 (três) primeiros classificados de cada prova e sexo. Esta situação será definida após a conclusão das inscrições e anunciada aquando da publicação da lista de participantes.

Diretor à Prova: Alexsander Esteves

Responsável Técnico: José Machado e Paulo Franco 

MAIS INFORMAÇÃO

https://fpnatacao.pt/evento.php?codigo=517

Entrylist:

https://fpnatacao.pt/uploads/eventos/entrylist-OPEN.pdf

Os programas estão disponíveis para download no seguinte link:

https://fpnatacao.pt/uploads/eventos/Programa14.pdf