A Madeira recebe a elite da natação nacional de quinta-feira a domingo, 1 a 4 de agosto, para o Open de Portugal - CIMAI/MYRTHA Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos 2019. A competir nas Piscinas Olímpicas do Funchal estarão 728 nadadores (399 masculinos e 329 femininos) em representação de 109 clubes.
O destaque vai para os nadadores de seleção nacional absoluta, que competiram no Mundial de Gwangju há uma semana, que regressam às competições no Funchal, com destaque para os cinco nadadores já com mínimos olímpicos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Diana Durães (Benfica, 1500 livres), Tamila Holub (SC Braga, 1500 livres), Ana Monteiro (Fluvial Vilacondense, 200 mariposa), Gabriel Lopes (ALN-Louzan, 200 estilos) e Alexis Santos (Sporting, 200 estilos).
De referir ainda a presença de Diogo Carvalho (Galitos/Bresimar), João Vital (Sporting), Miguel Nascimento (Benfica), Tomás Veloso (CNAC-Académico de Coimbra) e Victoria Kaminskaya (Benfica) todos presentes também no Mundial da Coreia do Sul e que no Funchal procuram mínimos olímpicos.
Entre os clubes com mais de 20 participantes, referência para o Sporting Clube de Portugal, com 42 nadadores inscritos, Sport Algés e Dafundo (31), Futebol Clube do Porto (27), Gesloures (25), Clube dos Galitos / Bresimar (24), Clube Futebol Os Belenenses (21), Fundação Beatriz Santos-Clube (20) e Grupo Desp. Natação V. N. Famalicão (20).
HORÁRIOS
1 DE AGOSTO 1.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 17H00
2 DE AGOSTO 2.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 17H00
3 DE AGOSTO 3.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 17H00
4 DE AGOSTO 4.ª JORNADA 1.ª SESSÃO - 09H00 2.ª SESSÃO - 16H00
LIVE STREAMING EM
PARTICIPAÇÃO
Estes campeonatos destinam-se às categorias Juvenil, Júnior e Sénior, podendo nelas participar os nadadores que tenham cumprido os critérios de admissão nas distâncias e técnicas da respetiva categoria, entre 26 de julho de 2018 e 21 de Julho de 2019.
O número de estrangeiros nas provas de 1500 e 800 Livres será limitado a um máximo de 6 inscrições e o número de nadadores estrangeiros na série mais rápida não poderá ser superior ao definido para a participação nas finais.
Nas provas de estafeta da categoria Juvenil, as equipas serão compostas sem distinção de ano de nascimento, sendo considerado apenas o Mínimo de Juvenil A.
No Open de Portugal o limite máximo de participação de nadadores estrangeiros por final será entre 2 (dois) e 4 (quatro), a ser definido após a conclusão das inscrições e anunciado aquando da publicação da lista de participantes.
ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
Nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, cada prova individual compreenderá eliminatórias e Final (Final Juvenil) em função dos tempos realizados nas séries. Se numa dada prova se verificarem 10 ou menos inscrições, haverá apenas lugar a “final direta”, sendo os nadadores ordenados pelos tempos de inscrição.
As finais serão formadas por nadadores classificados do 1º ao 10º lugar das eliminatórias, sendo suplentes os 11º e 12º classificado.
No Open de Portugal / Campeonatos Absolutos de Portugal, cada prova individual compreenderá eliminatórias e finais A e B (esta apenas quando se verificar um mínimo de 20 participantes), com exceção dos 800m e 1500 livres, que se disputará no sistema de séries, disputando-se as mais lentas durante as eliminatórias, e a mais rápida durante as finais (conforme o programa).
As provas de estafetas absolutas disputar-se-ão por séries, nas sessões das finais. Nas eliminatórias a atribuição de pistas será efetuada utilizando o sistema de cabeças de série. Se numa dada prova se verificarem 10 ou menos inscrições, haverá apenas lugar a “final direta”, sendo os nadadores ordenados pelos tempos de inscrição. As finais A serão formadas por nadadores classificados do 1º ao 10º lugar das eliminatórias, sendo suplentes o 11º e 12º classificado. As finais B são formadas pelos nadadores classificados do 11º ao 20º lugar das eliminatórias, sendo suplentes o 21º e 22º classificado. As finais B serão nadadas em primeiro lugar, seguidas das finais A.
CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL
As finais A classificarão os nadadores do 1º ao 10º lugar. As finais B, quando for caso disso, apurarão os nadadores do 11º ao 20º lugar.
PRÉMIOS
Nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, as classificações serão separadas por prova e sexo sendo apenas considerados os nadadores de nacionalidade portuguesa. Serão concedidos prémios aos 3 (três) primeiros classificados de cada prova e sexo. Nos Campeonatos Absolutos de Portugal, as classificações serão absolutas em cada prova e sexo, sendo atribuídos prémios aos 3 (três) primeiros classificados. No Open de Portugal, as classificações serão absolutas em cada prova e sexo sendo atribuído um prémio ao vencedor.
De acordo com o número de nadadores estrangeiros presentes no Open de Portugal, a organização poderá decidir atribuir prémios aos 3 (três) primeiros classificados de cada prova e sexo. Esta situação será definida após a conclusão das inscrições e anunciada aquando da publicação da lista de participantes.
INFORMAÇÕES
Local da Competição: Complexo de Piscinas do Funchal;
Informam-se todos os clubes e nadadores participantes que, para efeitos de preparação, serão integrados nesta competição alguns nadadores de Natação Adaptada, em regime de extra competição, salvaguardando-se as necessárias adaptações regulamentares;
30 de julho 2019 (3ª feira) - a Piscina de Competição estará disponível, para uso dos clubes participantes, das 15h00 às 20h00;
31 de julho 2019 (4ª feira) - a Piscina de Competição estará disponível, para uso dos clubes participantes, das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00;
1 a 4 agosto 2019 (5ª feira a domingo) - o Complexo de Piscinas estará disponível pelo menos 2 horas antes do início da jornada da manhã e da tarde, para aquecimento dos atletas; estarão disponíveis 10 pistas para a melhor gestão dos nadadores no período de aquecimento;
Haverá uma Reunião de Delegados às 08h15 do dia 1 de agosto de 2019;
A Piscina de Competição deverá ficar livre 15 minutos antes do início de cada sessão;
Os nadadores deverão comparecer na Câmara de Chamada, pelo menos, 15 minutos antes do início da sua Prova, na posse obrigatória do cartão FPN;
Estarão disponíveis no secretariado da prova os formulários de desistência (também em anexo) das finais que deverão ser entregues até 30 minutos após a conclusão da última série da respetiva eliminatória.
Poderão levantar o programa completo em papel (1 exemplar por Clube) no secretariado da prova.
Mais se informa que a pista 0 é de uso exclusivo para o estilo de Costas. A pistas 1 e 9 poderão ser utilizadas para aquecimento “sprint”.
Esclarece-se os Clubes participantes que a FPN indicará os lugares afetos a cada equipa, logo, não será permitido a pré reserva de lugares. Assim, agradecemos que não sejam colocadas quaisquer marcações.
Lembramos que os acessórios (p.e. barbatanas, placas, etc.) não poderão ser utilizadas na piscina de competição, apenas na piscina de relaxamento.
Solicitamos que todos os agentes desportivos tenham em seu poder o “Cartão FPN” em papel ou em formato digital.
Recomenda-se que os nadadores menores de idade, se façam acompanhar da autorização para a deslocação, com o intuito de evitar possíveis constrangimentos, já que as companhias aéreas podem solicitar o referido documento.
Diretor à Prova: Alexsander Esteves
Responsável Técnico: José Machado e Paulo Franco
MAIS INFORMAÇÃO
https://fpnatacao.pt/evento.php?codigo=517
Entrylist:
https://fpnatacao.pt/uploads/eventos/entrylist-OPEN.pdf
Os programas estão disponíveis para download no seguinte link:
https://fpnatacao.pt/uploads/eventos/Programa14.pdf