Participação “extremamente positiva” da equipa de natação de Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) que hoje terminou em Baku (Azerbaijão).
“Os nossos nadadores demonstraram uma enorme maturidade e espírito competitivo muito elevado, conseguindo excelentes resultados nas eliminatórias, o que permitiu a obtenção de vários recordes pessoais e de presenças nas meias finais”, afirma em balanço Daniel Matinho, técnico FPN.
“De salientar ainda o espírito de equipa e de entreajuda entre todos os oito elementos e uma palavras especial para os técnicos dos nadadores pelo trabalho que efetuaram, fazendo com que esta participação tenha sido um sucesso em todos os níveis. Resta-nos aproveitar os últimos dias em Baku para conhecer um pouco mais da cidade e da cultura do Azerbaijão e preparar, dentro das condições, os campeonatos nacionais”, acrescenta o técnico.
Em balanço, quanto a resultados, “podemos referir que durante os cinco dias de competição, foram batidos onze recordes nacionais: 8 recordes nacionais em provas individuais (4 em 8 nadadores estabeleceram um recorde nacional em provas individuais, 50% da equipa) e 3 recordes em estafetas. 21 recordes pessoais em 27 provas nadadas (78% de sucesso). Sete em oito nadadores estabeleceram pelo menos um recorde pessoal (88% da equipa). Presença lusa em 15 meias finais (ou correspondente, no caso das estafetas): 11 em provas individuais e 4 em estafetas. Todos os nadadores presentes tiveram pelo menos uma destas classificações nos 16 primeiros. 7 em 8 nadadores (88% da equipa) obteve uma meia final em provas individuais”, conclui o treinador FPN Daniel Marinho.
Nadadores: Ana Rita Oliveira, CNPO; Diogo Matos Ribeiro, CUC; Carolina Miranda Fernandes, CGA; Paulo Vakulyuk, CNTN; Maria Ferreira Moura, SCP; Ricardo Samuel, SLB; Maria Gomes Pereira, SAD; Mariana Pacheco Cunha, CFP.
O enquadramento técnico será assegurado por Daniel Marinho (FPN); André Ribeiro (SAD).
Maria Pereira abriu a participação desta sexta-feira com a presença nas qualificações dos 50 metros livres. Terminou a distância em 27.24 que lhe deu a 27.ª posição. A encerrar, a estafeta feminina de 4x100 estilos, composta por Ana Oliveira, Maria Pereira, Mariana Cunha e Carolina Fernandes, terminou 16.º lugar, em 4.28.91 minutos.