Encontro Nacional do Jovem Nadador em Tomar 2019

Image

Tomar recebeu sábado e domingo, dias 20 e 21 de julho, o Encontro Nacional do Jovem Nadador-Cadetes, com a presença de cerca de 400 jovens nadadores, numa organização da Associação de Natação do Distrito de Santarém e com o apoio da Câmara Municipal de Tomar.

O evento tem um carácter lúdico e desportivo, reforçando o convívio e intercâmbio entre jovens nadadores de todo o país. Confirmada a presença de cerca 400 nadadores, de idades compreendidas entre 11 e 12 anos, em representação das 12 associações territoriais, numa iniciativa que a FPN escolheu para marcar o dia mundial da Natação da Federação Internacional FINA World Aquatics Day.

Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar recebeu os elementos da organização do Encontro do Jovem Nadador nos Paços do Concelho onde fez um curto resumo das atividades desportivas e culturais desenvolvidas na região, aproveitando para estacar a importância histórica da cidade e da região para o país: “Tomar está sempre disponível para acolher a natação na região, claro que dentro das nossas possibilidades. Apostamos muito nas modalidades e na natação em particular, desportos importantes para o desenvolvimento dos jovens e onde temos um grande numero de atletas.”

João Loureiro, presidente da ANDS: “Tomar é a cidade onde foi fundada a Associação de Natação do Distrito de Santarém, em 1991 e onde está sediada. Edilidade que tem sempre apoiado os eventos distritais e nacionais, envolvendo todos que colaboram com esta câmara, desde o operacional da piscina até á senhora presidente da Câmara, Anabela Freitas. 376 pessoas envolvida neste evento, representado 12 das 13 associações territoriais. Um esforço da associação e da câmara a quem agradeço assim com as associações e a Federação. Um evento para jovens nadadores que vai muito para além da natação com atividades que vão desde o xadrez, o basquetebol, o judo, a defesa pessoal, aos jogos populares numa experiencia única. E assim passo o testemunho à Associação do Nordeste que recebe para o ano este evento.”

Jorge Cruz, vice-presidente da FPN: “agradeço em nome da FPN a forma como fomos recebidos em Tomar. Tomar é uma cidade muito querida. Um grande bem hajam. Estes encontros são muito importantes para estes jovens, porque são o final de uma longa época. A FPN empenha-se muito neste evento, procurando que neste encontro os cadetes desenvolvam outras actividades para além da natação, porque isso elas fazem durante todos o ano. Muito grato a todos.”

Daniel Marinho, técnico FPN: “encontro Nacional de dirigido aos jovens nadadores, do escalão de cadetes, procurando proporcionar um momento de convívio entre nadadores de todas as associações territoriais, num ambiente em que a natação, nas suas várias vertentes, é o foco principal. Estarão presentes cerca de 400 participantes, contando com o forte apoio da Câmara Municipal de Tomar e sob a organização da Associação de Natação do Distrito de Santarém, a quem a FPN agradece o forte empenho."