Rafael Gil (42.º) e Tiago Campos (49.º) nos 10 km Mundial Gwangju

Image

Rafael Gil terminou hoje em 42.º (1.50.27,3 horas) e Tiago Campos em 49.º (1.52.39,3) nos 10 km do Mundial de Gwangju 2019.

A vitória foi para o alemão Florie Wellbrock (1.47.55,9), batendo ao ‘sprinte’ o francês Marc-Antoine Olivier por dois décimos de segundo. Em terceiro lugar ficou o também alemão Rob Muffels a 1.5 do vencedor.

A prova foi muito rápida, com o Alemão Florian Wellbrok a precisar de apenas 1.47.55 para terminar a prova. Os nadadores portugueses posicionaram-se bem na primeira metade, e lutaram sempre pelas suas posições. Rafael Gil e Tiago Campos nadaram a primeira metade da prova no grupo da frente. Quando a prova acelerou a meio, o grupo foi esticando e mais tarde, no início da quinta volta, já estavam formados três grupos. O grupo da frente, com 25 nadadores, um segundo com mais cerca de 20, onde seguiu Rafael Gil até ao fim, e um terceiro onde se posicionou Tiago Campos.

Daniel Viegas, diretor técnico nacional: “Na reta final, Rafael Gil já não teve a energia necessária para se chegar a frente desse grupo, acabando na 42.ª posição. O Tiago Campo, que seguia no grupo de trás, acabou com o 49.º. No final, fica o amargo para Rafael Gil, que tinha como objetivo chegar na primeira metade (lugar 38), que ficaram a uns escassos 6 segundos. Algo que o nadador terá de trabalhar, pois as provas acabam sempre com discussões ao ‘sprinte’. Tiago, na sua estreia em Mundiais, lutou, mas acabou por ficar num terceiro grupo, sem nunca desistir de lutar pela classificação. O resultado fica um pouco aquém do esperado. Tirando a noção de que precisamos fazer para subir nesta classificação.”

RESULTADOS