Rafael Gil terminou em 28.º (53.45,7 minutos) e Tiago Campos em 38.º (53.57,29) nos 5 km de águas abertas do Mundial de Gwangju (Coreia do Sul) que decorreu hoje com partida às 8h00 locais meia noite em Portugal continental
Num percurso disputado em três voltas a um circuito, o vencedor foi o húngaro Kristof Rasovsky (53.22,1) à frente do francês Logan Fontaine (53.32,2) e do canadiano Eric Hedlin (53.32,4).
Rafael Gil: “gostei da minha prova. Houve muito contacto físico nas primeiras duas voltas o que provocou um grande desgaste energético, mas consegui gerir bem, colocar-me bem no grupo e aproveitar as boias para ganhar alguma posições. Na última volta consegui ganhar muitas posições para fazer uma recta final muito forte. Fico satisfeito com o 28.ª lugar mas gostava de ter feito melhor.”
Tiago Campos: “o 38.º é um bom indicio para os 10 km. Na recta final “morri” um bocadinho mas foi sempre a lutar até ao fim. E agora é continuar a trabalhar para estar bem nesse próximo desafio no Mundial. A prova tem muito contacto físico, há muita pancada mas isso faz parte.
Daniel Viegas DTN para as águas abertas: Rafael Gil e Tiago Campos mostraram que estão competitivos e a lutar pelas posições cimeiras. Tudo se resumiu a pormenores e à última reta, que foi mortífera. Os nossos nadadores nadaram muito bem, sempre colocados no pelotão da frente. Nas bóias a luta era incrível, e por vezes recuperam lugares e outras perderam. O resultados final é extremamente positivo e abre perspetivas boas para a competição dos 10km, que será ainda mais dura e com mais nadadores a partida.”