Portugal vence EUA na final do Torneio das Nações

Image

Portugal venceu o Torneio das Nações, após bater na final os EUA, por 13-12 (11-11 no tempo regulamentar).

A seleção de Portugal manteve invencibilidade no torneio, realizado em Brno (R. Checa), para na final bater os norte americanos nas grandes penalidades, com o marcador a chegar aos 11-11 no tempo regulamentar (4-3; 2-3; 3-3; 2-2 (2-1 nas gp).

A formação lusa revelou ao longo de todo o torneio uma maturidade e segurança que acabou por se refletir nos resultados das sete partidas vitoriosas com Pedro Sousa a ser o melhor marcador e Nycolay Yanochko, o melhor guarda-redes.

Na final, os EUA abriram o marcador, mas Portugal reagiu bem e rapidamente chegou aos 3-1. O Os americanos empataram (3-3). Mas os portugueses estavam determinados a não perder o controlo do marcador, com o primeiro tempo a terminar com vantagem para Portugal (4-3).

 No segundo tempo, Portugal dilatou o marcador, para 5-3, mas os EUA voltam a empatar a 5-5, para o segundo tempo terminar com o marcador (6-6). O equilíbrio manteve-se ao longo do terceiro tempo (9-9). O quarto período foi jogado ao limite com as duas equipas a manterem o equilíbrio com o apito final a deixar o marcador nos 11-11 para tudo se decidir nas grandes penalidades.

Na marcação dos penalties, a formação lusa, fez os 13-12 com os guarda redes das duas equipas a terem um papel determinante. Seria o guarda redes luso Nycolay Yanochko a fazer a diferença no marcador.

EUA: Vonderweidt M. (3), Hoerman B. (2), Cabanas V. (2), Virjee C. (1), Kaplanyan H. (1), Lotero J. (1), Mitruk A. (1 )

PORTUGAL: Moreira R. (5), Sousa P. (4), Rodrigues M. (3), Sousa R. (1)

Fernando Leite, selecionador: “Parabéns aos jogadores e a restante equipa técnica, pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do torneio, foram uns verdadeiros heróis. A entrega e o espírito com que encararam cada jogo, nomeadamente a final foi decisivo para a conquista do torneio. Um agradecimento a direção da FPN por proporcionar a participação neste torneio, só conseguimos evoluir com competições como esta. Foram 5 dias intensos com 7 jogos, a requerer de todo o grupo um grande esforço, recompensado no final.”

Tiago Costa, jogador: “Vitoria Épica e Histórica para o Polo Aquático de Portugal. Partilhado com todos os que ao longo de 30 anos defenderam a nossa seleção e com todos os atletas, treinadores e clubes que trabalham diariamente pela nossa modalidade. Estamos orgulhosos pela conquista do torneio, repetindo as vitórias de 2007, 2011, 2012, desta vez ainda mais reforçados pelas vitórias frente a equipas de Ásia, África e EUA. Temos um excelente grupo que ergue ao mais alto lugar a bandeira nacional e faz tocar o hino de Portugal no encerramento da competição. No curto prazo, queremos a qualificação para o Europeu e garantir o futuro de excelência para as próximas gerações.”

João Silva, guarda-redes: “Estamos orgulhosos do trabalho efetuado e pela conquista do torneio. Queremos preparar o apuramento para o Europeu 2020 ao extremo das nossas capacidades. É uma enorme honra e responsabilidade representar a seleção nacional e ajudar diariamente a engrandecer o Polo Aquático. Partilho este sucesso com todos os guarda-redes da nossa modalidade.”

A equipa liderada pelo seccionador nacional Fernando Leite chegou à final após bater na meia final a Lituânia, por 11-6. Na fase de grupos, liderou o grupo A com triunfos frente a R. Checa (17-4), a Bélgica (11-10), a África do Sul (19-7), Singapura (16-8) e País de Gales (30-2).

O Torneio das Nações decorreu de 19 a 23 de junho na R. Checa e envolveu 12 países divididos em dois grupos. A formação lusa integra o Grupo A com a África do Sul, Bélgica, País de Gales, República Checa e Singapura. O Grupo B é composto pelas Seleções da Áustria, EUA, Inglaterra, Lituânia, Luxemburgo e Suíça.

SELEÇÃO: Nycolay Yanochko, João Silva, Tiago Costa, Rui Moreira, Miguel Mariani, Ricardo Sousa, Ricardo Teixeira, Jorge Lopes, Pedro Sousa, Tiago Parati, João Leite, Salvador Lopes, Rui Ramos, Nuno Alexandre. Team Manager - Ricardo Monteiro; Selecionador Nacional - Fernando Leite; Treinador Nacional - Diogo Ferraz.

MAIS INFORMAÇÃO:

http://www.eunwp.eu