Portugal abre Torneio das Nações frente à R. Checa

Image

Portugal inicia a participação no Torneio das Nações em Brno amanhã, quarta-feira, dia 19 de junho, frente à R. Checa (9h30 em Portugal continental). 

O torneio das Nações decorre de 19 a 23 de junho na R. Checa e envolve 12 países divididos em dois grupos. A formação lusa que integra o Grupo A com a África do Sul, Bélgica, País de Gales, República Checa e Singapura, volta a competir amanhã, de tarde (18h30 em Portugal), frente à Bélgica.

O Grupo B é composto pelas Seleções da Áustria, EUA, Inglaterra, Lituânia, Luxemburgo e Suíça.

(ver site do evento)

Ricardo Monteiro, team manager:

"Estamos de volta ao terreno de acção e com o foco virado para o mesmo objectivo traçado anteriormente: tentar alcançar pela primeira vez na história do polo aquático português masculino uma fase final de um Campeonato da Europa, desta vez, a ser disputado em 2020 na cidade húngara de Budapeste. Para isso, é preciso a receita do costume: trabalho e perseverança, acrescido de mais trabalho e de mais perseverança. Quanto maior for essa dose e quantos mais jogos internacionais tivermos a oportunidade de estarmos envolvidos, maior será o grau de preparação para enfrentarmos os desafios decisivos.

Nesse contexto, surge o Torneio das Nações, uma competição que vai envolver 12 países oriundos de 4 continentes e que faz parte do nosso historial de participações, tendo o nome de Portugal já sido inscrito no seu registo de vencedores.

Urge voltar à competição enquanto Seleção e urge voltar a entrosar os jogadores enquanto Equipa, porque temos andado arredados de jogos e contactos internacionais há 1 ano, tempo demasiado, sendo que os conceitos e os moldes do crescimento, amadurecimento e sintonia carecem de muitas rotinas. Nesse parâmetro, é de realçar o facto dos 14 atletas convocados representarem 6 clubes diferentes (5 nacionais e 1 estrangeiro), o que reflecte positivamente o aumento da competitividade interna, mas leva à necessidade de os juntar mais e mais vezes para uniformizar, cada vez melhor, as dinâmicas e o fio de jogo.

Quanto ao torneio, será composto por 2 grupos de 6 seleções cada, que disputarão jogos entre si e que definirão as posições de cada grupo. A etapa seguinte será um jogo disputado pelo emparelhamento das posições registadas em ambos os grupos no final dessa fase. O jogo derradeiro e que traduzirá a classificação final será disputado entre derrotados e vencedores dos jogos realizados na etapa anterior.

O Grupo A é composto pelas Seleções de Portugal, África do Sul, Bélgica, País de Gales, República Checa e Singapura e o Grupo B é composto pelas Seleções da Áustria, EUA, Inglaterra, Lituânia, Luxemburgo e Suíça.

O Torneio das Nações decorre entre 19 e 23 de junho, a ser disputado em Brno, na República Checa. Serão 7 jogos em 5 dias, situação que vai requerer bastante exigência física, mas é disso que queremos, é disso que precisamos. Que seja um traçado trabalhoso e que leve a um final proveitoso."

SELEÇÃO:

Mycola Yanochko, João Silva, Tiago Costa, Rui Moreira, Miguel Mariani, Ricardo Sousa, Ricardo Teixeira, Jorge Lopes, Pedro Sousa, Tiago Parati, João Leite, Salvador Lopes, Rui Ramos, Nuno Alexandre. Team Manager - Ricardo Monteiro; Selecionador Nacional - Fernando Leite; Treinador Nacional - Diogo Ferraz.

http://www.eunwp.eu/