Portugal supera os 77 pontos em equipa livre no Open de Espanha

Image

Portugal obteve resultados históricos no Open de Espanha – Trofeu Infantas de Espanha do Dueto Nacional Absoluto de Natação Artística no FINA Artistic Swimming World Series 2019 31 May - 2 Jun 2019 Barcelona, Espanha. Em Dueto livre Portugal somou 74,400 pontos com o desempenho de Maria Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira. Na prova de equipa livre a formação lusa – Filipa Coelho, Ana Costa, Filipa Faria Francisca Fonseca, Maria Gonçalves, Maria Martins, Mariana Teixeira e Cheila Vieira -, conclui a prova sonando 77,2333, a melhor pontuação de sempre em provas internacionais.

Esta foi a 8ª e última etapa dos FINA World Series e contou com um número recorde de 313 participantes em representação de 26 países, 12 clubes nacionais espanhóis e 5 clubes estrangeiros. Portugal competiu nas provas de Dueto Livre e Equipa Livre, tendo sido a comitiva constituída por 8 nadadoras, 2 treinadoras e DTN.

Mariana Marques DTN: "No que diz respeito aos resultados, estamos extremamente felizes pelo que conseguimos alcançar. O Dueto Livre atingiu a marca dos 74,4 pontos, demonstrando uma evolução sólida desde a última competição que se realizou há cerca de três semanas atrás na Copa da Europa, onde obteve 73,8. O trabalho que tem sido desenvolvido com o dueto residente em Lagos começa a demonstrar os seus frutos. Estamos cada vez mais próximos dos países que normalmente estão classificados acima de nós com grande vantagem. É exemplo disto mesmo o facto de já termos superado no domínio da dificuldade a Turquia quando na Copa da Europa essa mesma coreografia nos venceu em todos os domínios de avaliação. Conseguimos também ultrapassar a Guatemala, Polónia, Chile, Aruba e ainda Nantes de França."

A Equipa Livre conseguiu a melhor pontuação de sempre da Natação Artística Portuguesa em qualquer prova internacional. No último Campeonato da Europa, Glasgow 2018, Portugal conseguiu classificar-se para as finais nesta mesma prova e obteve 75,8 pontos que, até ao momento, era a melhor pontuação de Seleções Nacionais em Equipas.

"Ontem atingimos a linha dos 77,2 pontos e nem queríamos acreditar quando vimos o quadro das pontuações. Foi um dia muito feliz e de grandes emoções para todas nós! Para além da pontuação recorde, da evolução em todos os domínios de avaliação e da coreografia ter sido bem nadada, classificámo-nos em 11.º lugar mesmo atrás da Grã-Bretanha, numa competição com 18 equipas de grande nível. A evolução desta equipa de nadadoras tem sido gradual e teve início já em 2014 aquando da aposta desta Federação na modalidade e nos sonhos destas meninas que ambicionavam chegar aos grandes palcos internacionais. Hoje podemos dizer que estamos a construir um futuro promissor para a Natação Artística portuguesa! Deixo uma palavra de agradecimento a toda a equipa técnica que trabalha diariamente connosco, às nadadoras, aos pais, às entidades parceiras e às autarquias que tanto nos apoiam na concretização destas nossas pequenas grandes conquistas!", afirmou Mariana Marques.

Dueto livre

19.ª posição PORTUGAL - 74.4000 pontos

MARIA BEATRIZ GONÇALVES (Competitor) (1999)

CHELIA VIEIRA (Competitor) (1998)

FRANCISCA FONSECA (Reserve) (2002).

Equipas livre

11.ª posição PORTUGAL – 77.2333.

FILIPA COELHO (Competitor) (2001)

ANA BARBARA COSTA (Competitor) (2003)

FILIPA FARIA (Competitor) (1997)

FRANCISCA FONSECA (Competitor) (2002)

MARIA BEATRIZ GONÇALVES (Competitor) (1999)

MARIA DO CARMO MARTINS (Competitor) (1997)

MARIANA TEIXEIRA (Competitor) (2002)

CHELIA VIEIRA (Competitor) (1998)

RESULTADOS