Duas equipas nacionais participaram Elche no Sul de Espanha no Campeonato de Espanha de Federações territoriais de Polo Aquático.
15 seleções masculinos e 10 seleções femininas em competição.
RESULTADOS:
PORTUGAL 8 x 7 CEUTA - Masculinos
PORTUGAL 5 x 15 VALÊNCIA - Femininos
PORTUGAL 7 x 9 GALIZA - Feminino
LA RIOJA 0 x 10 PORTUGAL - Masculinos
ARAGÃO 8 x 6 PORTUGAL - Femininos
PORTUGAL 10 x 0 MURCIA - Masculinos
GALIZA 3 x 11 PORTUGAL - Masculinos
MADRID 10 x 1 PORTUGAL Femininos
P. BASCO 10 x 5 PORTUGAL - Masculinos
ARAGÃO 8 x 6 PORTUGAL - Masculinos
MURCIA 9 x 13 PORTUGAL - Femininos
PORTUGAL 9 x 4 CANÁRIAS - Masculinos
DECLARAÇÕES:
Rodrigo Branco: "Acho que durante a semana deu para aprender e evoluir bastante, tanto a nível individual como de equipa. Apesar das equipas de Espanha serem melhores, nós conseguimos uma posição bastante boa no torneio devido ao esforço, à atitude, à dedicação e à intensidade com que treinamos. Reconhecemos os nossos erros e vamos tentar remendá-los para que nos próximos encontros estarmos mais evoluídos e garantir a vitória. Foi uma experiência incrível!"
João Maria: "Sobre esta semana aprendi imenso nos primeiros dois dias em Santarém. Foi uma experiência incrível e melhoramos a nossa capacidade de jogo. Sobre o resto da semana em Elche acho que demos o nosso melhor enquanto equipa, tivemos altos e baixos nos jogos, mas faz parte do percurso queremos trabalhar mais para melhorar."
António Pereira: "Na minha opinião o torneio fez-nos crescer enquanto jogadores e equipa que somos. Também fez-nos conhecer melhor uns aos outros! Aprendemos novas técnicas e modos de jogo das equipas que nos enfrentaram (intensidade, técnica e capacidade de decisão). Sinto que a posição do torneio ficou um bocado aquém do que era esperado mas senti que nunca baixamos a cabeça mesmo no 7.º e 8.º lugar."
Rodrigo Santos: "Tivemos uma semana com treinos e jogos muito intensos onde aprendemos que todos os objetivos se conseguem: TRABALHANDO!!! Aprendemos que a atitude e a concentração dentro e fora de água é essencial, incluindo numa equipa que durante esta semana demostrou ser uma família unida, com muito espirito de equipa e que no futuro voltemos a jogar todos juntos. Aos meus colegas e treinadores agradeço a ajuda e a preocupação que tiveram comigo nesta caminhada de duas semanas."
Lídia Trigo: “gostei, penso que podíamos fazer melhor, mas aprendemos muitas coisas. Com esta experiência pretendo trabalhar para ser uma jogadora como a Marta Bach.”
Carolina Rodrigues: “foi importante representar a seleção portuguesa, pois era um sonho de a muito tempo. Gostei de jogar com as equipas espanholas porque assim consegui aprender coisas que não sabia. O meu objetivo é trabalhar para voltar para o ano.”
Maria Inês: “gostei muito de vir à seleção porque aprendi muito com isto com o estágio em Santarém e com a vinda a Elche. E eu quero voltar para o ano para ver se nos melhoramos ou não.”
Mariana Rodrigues: "este torneio teve um grande impacto sobre a minha opinião acerca daquilo que pretendia fazer neste desporto, nunca pensei fazer parte de uma seleção e poder representar o país desta maneira. Fico muito contente por ter estado presente aqui pois serviu para melhorar e aprender diferentes táticas de jogo, além disso foi ótimo jogar contra outro país e conviver com outras equipas. Vou continuar a trabalhar para poder voltar para o ano."
Ana Monteiro: "Eu achei este torneio muito importante pois com ele nós conseguimos aprender várias coisas novas. Por exemplo: respeitar / ‘fairplay’ e aprender novas táticas, para poder jogar em Portugal. Também achei muito interessante pois conseguimos fortalecer as amizades dentro do grupo e criar novos laços com as outras seleções. Os treinadores foram muito importantes para o nosso crescimento e conseguiram cativar-me a esforçar me cada vez mais para conseguir alcançar os meus objetivos."
Joana Arromba: "Achei este torneio importante pois consegui evoluir e acho que conseguimos evoluir como equipa. Foi bom jogarmos com outras pessoas e ganhamos experiência. Conseguimos também evoluir as amizades. Gostei muito dos treinadores foram muito importantes. Espero conseguir voltar para o ano vou trabalhar para isso!"
Programa Nacional de Talentos – Campeonato de España Infantil Masculino e Feminino de Waterpolo por Federaciones Autonómicas – 11 a 14 abril 2019 – Elche (ESP)
Infantil Masculino
Alexandre Miguel Ribeiro 2005 AMINATA
João Maria Vicente 2005 CAP
Alexandre Rafael Serrano 2005 AMINATA
João Pedro Pires 2005 ADDEG
António Carvalho Dias 2005 CNPO
Leandro Roberto Almeida 2005 CAP
António Daniel Pereira 2005 CFP
Marco Oliveira Fontana 2005 CWP
Daniel Filipe Ribeiro 2005 AMINATA
Rodrigo Tavares Branco 2005 SCP
Francisco Daniel Brito 2005 CAP
Rodrigo Veloso Santos 2005 SCP
Francisco Silva Castro 2005 CWP
Valentim Manuel Ramos 2005 LAGAC
Guilherme Fontelas Albino 2005 CWP
Infantil Femininos
Ana Carolina Monteiro 2006 ADDEG
Lídia Trigo Rocha 2005 CFP
Ana José Nunes 2006 LSXXI
Mafalda Rodrigues Magalhães 2005 VSC
Ângela Sofia Sousa 2005 CAP
Margarida Sousa 2005 VS
Beatriz Rocha Sousa 2006 SSCMP
Maria Graça Sottomayor 2006 CFP
Carolina Costa Rodrigues 2005 VSC
Maria Inês Barbosa 2006 CAP
Carolina Gomes Quinhentas 2005 CAP
Maria Inês Oliveira 2006 VS
Fabiana Janota Barreiro 2006 VS
Mariana Soeiro Rodrigues 2005 VS
Joana Geadas Arromba 2006 AMINATA
QUADRO TÉCNICO E STAFF
Fernando Leite FPN Selecionador Nacional
Ivo Fernandes ANL Treinador Convidado
João Nuno Dias VS Treinador Convidado
Vitor Macedo VSC Treinador Convidado
Patrícia Magalhães AACL Team Manager