Gabriel Lopes (Louzan Natação/Efapel) bateu hoje o recorde nacional absoluto dos 200 estilos (1.58,59), marca que é mínimo para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Mundial da Coreia 2019.
Este máximo foi obtido nas eliminatórias do terceiro dia Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos Coimbra 2019. O anterior recorde nacional pertencia a Alexis Santos com 1.58,88 em Coimbra a 01-04-2017.
Emocionado, o atleta recorda que este mínimo olímpico significa “o resultado de muito trabalho, feito até agora. Eu ia tentar fazer o mínimo já de manhã. Sinceramente, não estava a contar fazer o tempo que fiz. Pensei que ia fazer um pouco mais alto, mas o objetivo era fazer o mínimo já de manhã. Saiu melhor do que estávamos à espera. Significa que o trabalho que eu estou a fazer está a ser muito bem feito e é para continuar.”
O tempo obtido pelo atleta (1.58,59) significava uma final no JO Rio de Janeiro, era precisamente o oitavo tempo de entrada na final. Porém, Gabriel afirma: “Neste momento, ainda não estou a pensar em muito mais, ainda estou a tentar controlar-me um bocado, ainda estou muito nervoso.”
Com o mínimo atingido nas eliminatórias do Campeonato, o nadador já não participa nas finais da tarde. Em relação a objetivos futuros: “Agora, para acabar estes nacionais, é amanhã tentar o mínimo para o Mundial aos 200 Costas, também. Portanto, o objetivo é o recorde aos 200 Costas. Quando acabar é começar a trabalhar para preparar o melhor possível o Mundial.”
RESULTADOS:
https://fpnatacao.pt/Resultados/provas1819/06cnjuvjunabsPL/index.html
(actualizado às 11h54 de 06/04/2019)