Rafaela Azevedo bateu hoje o recorde nacional absoluto nos 100 costas com 1.01,97 minutos, no segundo dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos em Coimbra.
A nadadora do Algés e Dafundo superou o máximo de juniores e absoluto de Camila Rebelo obtido nas eliminatórias (1.03,31) de manhã. Camila Rebelo foi segunda na final e melhorou também o seu recorde absoluto de manhã com 1.03,21. Ambas fizeram marcas mínimas para o Europeu e mundial de juniores.
A atleta do Algés e Dafundo: “Eu não tenho palavras. Bati o recorde nacional e obtive mínimos para o Europeu e o Mundial. Agora, um dos objetivos, eu já queria tentar uma final no Europeu, mas agora que melhorei o meu tempo em mais de um segundo e acho que é muito bom indicador, posso chegar ao Europeu e fazer algo que nunca esperei. A Camila bate o recorde de manhã e à tarde eu queria, não só fazer mínimo para o mundial, que era o meu principal objetivo, como superar a marca dela.”
O anterior recorde já lhe pertencia, num espaço de dois meses, superou a sua própria marca, mostrando uma progressão constante.
A nadadora espera continuar o bom trabalho e garante manter-se empenhada nas competições futuras. Afirma que é jovem (17 anos), que ainda tem espaço para progredir e bater novos recordes.
De referir que Rafaela Azevedo superou ontem o recorde nacional absoluto e júnior dos 50 costas, com a marca de 29,02 segundos, superando o anterior máximo que já lhe pertencia (29,24) desde o Meeting de Lisboa no Jamor a 10-02-2019.