No decorrer do estágio das seleções nacionais, no último fim de semana, em Santa Maria de Lamas, a Federação Portuguesa de Natação (FPN) realizou uma acção informativa sobre as novas regras do polo aquático aprovadas no último congresso da FINA.
Esta sessão teórico/prática sobre as novas regras para o Polo Aquático, aprovadas no último Congresso FINA, “teve por objectivo um melhor esclarecimento dos agentes desportivos presentes, das principais alterações neste domínio, e que no caso das Selecções Nacionais”, adianta o vice-presidente da FPN Jorge Cruz.
“As novas regras serão aplicadas já nas Qualificações para os Campeonatos Europeus, (conforme diretivas LEN) onde Portugal estará representado quer nos escalões de Absolutos, quer nos Juniores 17 Masculinos, e também no Campeonato Mundial de Júnior Feminino a disputar em setembro próximo na Cidade do Funchal”, acrescenta o dirigente da FPN.
“Estiveram presentes jogadores das Selecções Nacionais, Árbitros e Treinadores que contribuíram com as questões colocadas para uma óptima divulgação e esclarecimento desta temática, que incide sobre aspectos técnicos do próprio jogo, mas essencialmente no seu desenvolvimento estratégico”, revela Jorge Cruz.
“Estes esclarecimentos das novas regras foram gentilmente apresentados pelo Delegado da FPN no Comité Técnico LEN, Sr. Paulo Ramos, ainda numa versão oficiosa, estando a FPN a aguardar a divulgação oficial pela FINA”, informa.
Conforme informação em Comunicado FPN 5-19 de 1 de fevereiro estas novas regras serão aplicadas na época em curso na Final 8 e 4 da Taça de Portugal que será realizada de 12 a 14 de abril nas Piscinas Municipais da Cidade da Guarda.