João Paulo Rebelo: "A presença de uma delegação portuguesa nos Jogos Gay honra o país"

Image

Sete nadadores portugueses integraram a delegação nacional nos Jogos Gay X World Games de Paris 2018 que decorreram de 4 a 12 de agosto.  João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e Juventude, presente no evento, considerou que competições como os Jogos Gay, “são inclusivos” e contribuem para a uma sociedade “sem constrangimentos e discriminação”.

"A presença de uma delegação portuguesa não só honra o país, com também ajuda internamente a lutar contra a discriminação e preconceito", afirmou João Paulo Rebelo, destacando o papel da Boys Just Wanna Have Fun, associação que enquadra a participação portuguesa em Paris.

Os portugueses estrearam-se nesta edição e conquistaram 11 medalhas com a natação a marcar presença no pódio por Jonas Grancha que arrecadou quatro medalhas: uma de prata nos 1.500 Livres, três medalhas de bronze nos 200 Bruços, 400 Estilos e 4x100 Estilos com João Boavida, Miguel Patrício e Álvaro Cardoso. Por sua vez, Álvaro Cardoso conquistou outras duas medalhas de bronze em 200 Costas e 5km Águas Abertas.

Portugal está, pela primeira vez, representado de forma organizada nos Jogos Gay, que juntam cerca de 10.000 atletas de mais de 90 países. A comitiva portuguesa contou com 35 atletas que competiram em atletismo, futebol, natação, voleibol, ténis, ‘dancesport’ e artes marciais.

Em Paris, foi hasteada a bandeira de Hong Kong que recebe os Gay Games em 2022. A prova olímpica LGBT serviu de teste para Paris que recebe os Jogos Olímpicos em 2024.

MAIS INFORMAÇÃO: www.paris2018.com

RESULTADOS