Húngaro Rasovszky e americana Andreson vencem em Setúbal

Image

O húngaro Kristof Rasovszky e a americana Haley Andreson venceram hoje os 10 km da FINA Marathon Swim World Series 2018 Setúbal numa Taça do Mundo disputada pela primeira vez obrigatoriamente com fato isotérmico. Os portugueses terminaram em 28.º Tiago Campos, 34.º Rafael Gil e 38.º José Carvalho. Angélica André foi obrigada a desistir.

A temperatura da água no Sado apresentou-se a baixo dos 18 graus há hora da competição o que obrigou os nadadores, pelos regulamentos, a competirem com fato.

Rasovszky isolou-se na última volta para de assegurar o seu segundo triunfo em Setúbal consecutivo, com 1.55,58, à frente de do italiano Mario Sanzullo (1.56,22) e do britânico Jack Burnell (1.56,23). Com o campeão olímpico, o holandês Ferry Weertman a terminar em quarto.

Os portugueses seguiram no grupo nas primeiras voltas, mas acabaram, por ceder. O júnior Tiago Campos foi o melhor em 28.º (1.58,36). Rafael Gil foi 34.º (2.00,25). José Carvalho (2.04,22).

Tiago Campos: “É a primeira vez que competi com fato. Procurei seguir com o grupo da frente mas acabei por ceder. Nas últimas voltas voltei a recuperar algumas posições e assegurar o 28.º lugar.”

Na prova feminina, Angélica André, há uma semana 5.ª classificada na Taça da Europa em França, foi obrigado a desistir a meio da prova com uma dor no ombro provocada pela adaptação ao fato.

Angélica André: “custou-me muito ter de desistir, mas foi   uma opção que me permite pensar em recuperar dos efeitos negativos do fato que me provocaram fortes dores no ombro. Se terminasse poderia colocar em causa a minha forma. Assim poderei recuperar a tempo para o europeu e competir na taça do Mundo na Hungria.”

A vitória foi para americana Haley Andreson (2.05,19), que repetiu o triunfo de 2012 em Setúbal, um segundo à frente da holandesa Sharon Van (2.05,20) e da australiana Kareena Lee (.2.05,22).

RESULTADOS

em actualização