Fluvial Portuense e Naval Povoense começam amanhã luta pelo título masculino

Image

A disputa pelo título nacional da 1.ª Divisão masculina de Polo Aquático 2018 começa amanhã, quinta-feira, entre Fluvial Portuense e Naval Povoense, às 17H00, no Fluvial.

De um lado, está o Fluvial Portuense, que há duas épocas conquistou o primeiro título nacional, revalidado na época passada; do outro, o Naval Povoense, ainda sem qualquer título nacional da 1.ª divisão no seu palmarés. Esta época, sempre que as duas equipas se encontraram - duas vezes no Campeonato Nacional e nas meias-finais da Taça de Portugal - o Fluvial levou sempre a melhor, embora todas as partidas tenham sido pautadas por um grande equilíbrio entre os dois emblemas.

Alfonso Merino, treinador do Fluvial Portuense: “Acreditamos que vai ser uma final muito equilibrada porque o Povoense conseguiu superar os problemas da primeira mão e deu a volta ao resultado, assegurando a passagem da eliminatória. Estão supermotivados por terem logrado chegar à final. O Fluvial terá, assim, de se apresentar muito concentrado e, por isso, no nosso entender, o resultado final será influenciado por esse importante fator. Se conseguirmos essa necessária concentração a vitória está o nosso alcance. Quanto à minha experiência no polo aquático português e no Fluvial em particular, recordo que cheguei em setembro e em outubro tivemos de preparar logo competições importantes com a Liga dos Campeões e a Supertaça o que nos obrigou a pensar no curto prazo. Agora posso dizer que já conheço bem o clube e todos os jogadores dos vários escalões – desde os 7/8 anos até aos que treinam nos escalões seniores. Podemos assim desenvolver um trabalho a longo prazo e melhorar em todas as categorias nos dois sectores. Recordo que estamos a trabalhar na área da captação no sector feminino. Os resultados positivos das equipas seniores são muito importantes porque permitem as mais jovens terem referencias que permitam apostar numa carreira no polo aquático. Podendo nós exigir um nível de treino, compromisso e entrega para elevar o nível do polo aquático do fluvial e nacional. A equipa B trabalhou muito, mas mesmo muito bem e entendeu esta ideia que nos levou a vencer a 2.º divisão.”

Miguel Mariani, treinador do Naval Povoense: “Este será o primeiro jogo de uma final que queremos ganhar. Estamos preparados e empenhados em atingir o nosso objetivo, pois foi para isso que trabalhamos da forma que fizemos ao longo deste ano. Tivemos uma meia-final intensa e agora sabemos que esse nível de intensidade irá aumentar, estando confiante que a equipa vai saber responder. O foco está em jogar um bom polo aquático e esperar que a final seja excelente tanto para quem está fora de água como para quem está dentro. O orgulho por levar este clube pela primeira vez a uma final do campeonato sénior tem de ser posto de lado e tem de vir ao de cima, desde o apito inicial, a raça e a intensidade que define cada um dos elementos do Povoense para darmos um passo sólido rumo ao campeonato.”

A final do Campeonato de Portugal 1ª Diivsão Masculina realiza-se à melhor de três jogos. O segundo jogo está marcado para este sábado, às 21H00, na Senhora da Hora.

No feriado realiza-se também o primeiro jogo da Liguilha de Promoção, entre AMINATA e Académica de Coimbra, às 13H00, em Coruche.