Plataforma Desporto Federado reuniu na FMH

Image

Um grupo de 26 Federações Desportivas reuniu ontem na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) com o objetivo de “encontrar os principais pontos de convergência que unem as federações desportivas no diagnóstico da situação e na visão comum para o Desporto no nosso país”.

No final deste encontro, onde a FPN esteve representada pelo presidente António José Silva, as Federações irão elaborar um documento orientador, com a participação das 56 federações desportivas com utilidade publica desportiva. Assim como foi ainda agendado para setembro um Congresso do Desporto Federado a realizar na Cidade do Futebol no Jamor a 15 ou 20 de setembro, para a qual será convidada alguns dos principais representantes institucionais do Governo e ao Desporto nacional.

Esta Plataforma Desporto Federado (PDF), inicialmente com nove federações, foi recebida pelo Presidente Conselho Diretivo FMH-U. Lisboa, José Alves Dinis, após um conjunto de encontros onde têm vindo a refletir, em conjunto, sobre os problemas, as potencialidades e os desafios do Desporto em Portugal assumindo que “não é contra o Estado, assim como não é politico ou partidário, mas sim uma plataforma preocupada com a politica desportiva”.

A reflexão conjunta ressalta a convicção de que o reforço do Desporto em Portugal acontecerá se as Federações tiverem a capacidade de convergirem e de trabalharem em conjunto, criando sinergias construtivas e reivindicativas, assumindo a centralidade do sistema desportivo nacional.

Nesse sentido, deste encontro, que teve o apoio unanime dos representantes das federações presentes, destaque para seis grandes linhas orientadoras transversais ao desporto português:

Afirmação do Desporto no quadro social, económico, politico e cultural; a importância politica, o desporto para além do utilitário; financiamento publico e privado; representatividade mediática; combate à dopagem.

Representatividade e organização; proliferação de organizações; a pouca representatividade das federações.

Autonomia das organizações desportivas; financiamento.

Sistema desportivo; chegar mais longe com os mesmos meios; ligação ao sistema educativo e laboral.

Alto rendimento; Alargamento da aposta no percurso, para além das elites.

Recursos Humanos; Formação de treinadores, dirigentes e atletas.

 

O encontro abriu com as boas vindas Presidente Conselho Diretivo FMH-U. Lisboa, José Alves Dinis).

      Apresentação da Plataforma do Desporto Federado:

a.      Notas introdutórias e historial;

b.      Objetivo;

c.       Manifesto comum;

d.      Próximas etapas;

e.      Reflexão

f.        Conclusões

 

As Federações signatárias

Federação Académica de Desporto Universitário

Federação de Ginástica de Portugal

Federação de Triatlo de Portugal

Federação Portuguesa de Atletismo

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Ciclismo

Federação Portuguesa de Judo

Federação Portuguesa de Natação

Federação Portuguesa de Ténis de Mesa