Sorteio: Seleções de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018

Image

O sorteio das competições de Polo Aquático, masculino e feminino, da 18.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo decorreu hoje no salão Eutyches do Centro de Conferências de Tarragona (Espanha).

O sorteio ditou a presença da seleção masculina de Portugal no Grupo A, juntamente com a Sérvia, Montenegro e França. No Grupo B jogam a Grécia, Itália, Espanha e Turquia.

Neste grupo, Portugal apenas defrontou a França, em 1995 no apuramento para o Europeu com vitória dos gauleses, por 15-5.

Na competição feminina, a seleção de Portugal irá defrontar no grupo A a Grécia e Espanha. No grupo B jogam a Itália, França e Turquia.

Miguel Pires, DTN e selecionador nacional feminino: “O grupo não é fácil são duas potências da modalidade. A nossa participação nesta prova é o aspeto mais positivo a retirar. O COP e a FPN estão a proporcionar a estás jogadoras uma presença numa competição duma grandeza que nunca até agora estivemos. Vamos certamente retirar ensinamentos e competir sempre com vontade e determinação para representar o nosso país e as instituições que acreditaram em nós condignamente. Depois de não termos assegurado a presença na fase final do CE este é um fator de motivação acrescido para o desenvolvimento da disciplina. As jogadoras e a disciplina precisa de cada vez mais contacto internacional e que seja exigente em termos competitivos para que a nossa qualidade possa subir mais alguns degraus.”

Fernando Leite, selecionador nacional masculino: “Vamos defrontar três equipas olímpicas: França com um forte projeto olímpico, pois vai organizar os JO de 2024; Montenegro foi quarto classificado nos últimos JO; e a Sérvia a atual campeã olímpica. Não tenho dúvidas do quanto é aliciante uma competição destas para os jogadores e restantes agentes. Faltam 48 dias para o início da competição de polo aquático. Recordo que esta competição se organiza a cada 4 anos desde 1951, a qual o COP integrou como membro desde o ano passado. Para o Polo Aquático é uma excelente oportunidade criada pelo empenho do presidente da FPN junto do COP.”

Os Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018 disputados por países banhados pelo Mediterrâneo, irá contar com cerca de 4.000 atletas de 26 países, entre os quais o estreante Portugal - apesar de não ser banhado pelo referido mar.

A participação portuguesa aos Jogos do Mediterrâneo terá mais de duas centenas de atletas, em representação de quase todas as modalidades que fazem parte do calendário competitivo.

Portugal será o 26.º país a participar numa prova que existe desde 1951, seu ano de estreia em Alexandria, no Egito. Os outros vinte e cinco listam-se: Albânia, Algéria, Andorra, Bósnia Herzegovina, Croácia, Chipre, Egito, França, Grécia, Itália, Kosovo, Líbano, Líbia, Macedónia, Malta, Mónaco, Montenegro, Marrocos, São Marino, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Síria, Tunísia e Turquia.

Os Jogos do Mediterrâneo 2018 decorrem de 22 de junho a 1 de julho de 2018. As competições de Polo Aquático começam a 27 de junho a 1 de julho.

Portugal estará também representado com uma seleção de natação de 14 nadadores que compete a 23, 24 e 25 de junho.

Jogos do Mediterrâneo

Grupo A masculino:

Sérvia

Montenegro

França

Portugal

Grupo B masculino:

Grécia

Itália

Espanha

Turquia

Grupo A feminino:

Portugal

Espanha

Grécia

Grupo B feminino:

Itália

França

Turquia

http://www.tarragona2018.cat/es/

(em atualização)