Campeonato Nacional de Figuras e Prova de Seleção em Torres Novas

Image

Torres Novas recebe sexta-feira, dia 1 de dezembro a partir das 9.00 horas, o Campeonato Nacional de Figuras e Prova de Seleção Nacional de Duetos Juniores/Absoluta. Antes, quinta-feira, dia 30 de novembro, decorre os duetos livres absolutos e juniores (15.30/19.00).

O Campeonato Nacional de Figuras, que decorre nas Piscinas Municipais Fernando Cunha, regista um total de 176 nadadoras inscritas - 55 infantis, 77 figuras juvenis, 35 elementos júnior, 37 elementos dueto absoluto e 40 para elementos técnicos de equipa absoluta.

“Uma diminuição de inscrições em comparação com o ano anterior pelo facto de ter sido implementado o novo regulamento FINA o que tornou as regras de figuras mais difíceis”, regista Mariana Marques, DTN para a natação artística.

Torres Novas será também  primeira fase de seleção das nadadoras de pares que representarão Portugal nos Campeonatos da Europa de juniores e absolutos. Presentes estão 18 nadadoras juniores e absolutos em competição que “irão prestar provas em coreografia de esquema livre dueto e elementos técnicos que estão integrados no campeonato nacional”, explica a técnica nacional da FPN.

Ainda, segundo os regulamentos, “a participação neste Campeonato Nacional não está condicionada à aprovação na prova de nível da respetiva categoria de competição. Será permitida a participação de nadadoras sem prova de nível, contudo a participação é de caráter obrigatório (para todas as categorias) caso as nadadoras queiram participar no Campeonato Nacional de Inverno”.

Já na prova de seleção “pretende-se selecionar as quatro melhores nadadoras Júnior para formar o dueto nacional a competir no Campeonato da Europa de Juniores e 3 duetos da categoria Absoluta com 2 nadadoras suplentes” (possibilidade de serem escolhidas apenas pela realização dos elementos técnicos de dueto caso não executem o Dueto na prova de seleção) com o objetivo de representar a seleção nacional no escalão de Absolutas num estágio no Centro de Alto Rendimento de Barcelona, assim como nas competições internacionais definidas para a presente época (Open Make Up Forever e Campeonato da Europa de Absolutos).

Nota que as 3 nadadoras Absolutas que representarão Portugal nas competições e nos estágios internacionais serão definidas com base na Prova de Seleção Nacional e no estágio de avaliação e capacitação técnica, a decorrer em dezembro, com a treinadora FPN.

As provas serão dirigidas pela Diretora Técnica Nacional (Mariana Marques) e pela Treinadora FPN (Sylvia Hernandez). Contaremos também com a avaliação dos nossos juízes internacionais e das treinadoras convidadas para as seleções nacionais.

Esta prova destina-se às nadadoras das categorias Juvenil e Júnior (nascidas entre os anos 2000 e 2003) e absoluta (nascidas até ao ano 2003). A participação é reservada a nadadoras portuguesas filiadas na FPN como individuais, ou em representação dos Clubes, ou outras entidades filiadas.